Esperio: Os mercados estão cansados ​​de ver folhas sem figos

Esta semana foi um caso raro positivo no meio de 11 semanas negativas das últimas 13. No entanto, este é apenas o segundo caso de um aumento semanal do mercado de ações desde o final de março, portanto, um curto período de recuperação quebra uma série de baixa movimentos não parece uma reversão de tendência.

Esperio: Os mercados estão cansados ​​de ver folhas sem figos

Esta semana foi um caso raro positivo no meio de 11 semanas negativas das últimas 13. No entanto, este é apenas o segundo caso de um aumento semanal do mercado de ações desde o final de março, portanto, um curto período de recuperação quebra uma série de baixa movimentos não parece uma reversão de tendência.

Esta fase ascendente para os mercados globais dificilmente poderia ser descrita como estável porque os picos locais de 10 dias para o S&P 500 de 3.838 pontos permanecem inatingíveis, enquanto um ponto de referência semelhante de 15 de junho para o índice composto continental Euro Stoxx 50 em 3.567 pontos é agora a um horizonte de distância, mesmo após o aumento de cerca de uma porcentagem acima do marco técnico de 3.450 mais próximo.

Além desse monitoramento dos gráficos de médio prazo, o mais preocupante é o fato de a queda do preço do petróleo ser frequentemente citada como o principal fator para ajudar a formar uma pequena pausa dentro da crise de sentimento de investimento. A parte má das notícias aqui é que o petróleo fica mais barato principalmente devido às crescentes chances de recessão da economia global. O medo de que a economia líder entre em território negativo, juntamente com uma diminuição da procura de combustível e em combinação com fortes riscos de perda de lucros corporativos, nunca poderia ser um fator positivo para os mercados de ações.

Após uma decolagem de 28% desde o início da invasão russa da Ucrânia, os contratos de petróleo Brent foram corrigidos pela segunda semana consecutiva. No entanto, mesmo essa correção é provisória, pois os preços já encontraram atividade de compra perceptível duas vezes na área de 107 dólares e, em seguida, 108 dólares por barril recentemente, trazendo rapidamente as cotações para a área de 112-112,50 dólares. A pausa na introdução de impostos sobre a gasolina nos Estados Unidos pode aliviar o sofrimento dos consumidores americanos, ao mesmo tempo em que aumenta a procura de verão por parte deles. Se essa medida também for aplicada em conjunto com restrições ao fornecimento de petróleo dos EUA para outros países, incluindo a Europa, pode parecer uma solução local para o problema de uma região às custas de aumentos ainda maiores dos preços dos combustíveis para o resto do mundo. Talvez, apenas alguns ousem dizer que esta é uma espécie de agenda de mercado positiva.

Os analistas da Esperio sugerem que o Banco Central Europeu está muito relutante em tomar medidas decisivas urgentes, e o presidente do Federal Reserve (Fed) Jerome Powell teve que mencionar a palavra “recessão” no seu depoimento perante o Congresso como um dos possíveis resultados que podem seguir uma política monetária muito agressiva. A confiança empresarial alemã caiu além das expectativas para 92,3 após 93,0 em maio. Segue uma inclinação negativa de 12 meses, o que sugere um possível pouso forçado do motor industrial europeu.

Além disso, a confiança do consumidor do Reino Unido mostrou a sua indicação negativa recorde de todos os tempos, perdendo mais um ponto para -41. As vendas a retalho caíram 0,5%, enquanto os números de maio foram passados ​​para um superávit de 0,4% em vez dos 1,4% originais. Isso certamente não foi uma tragédia, mas apenas mais um tijolo na parede do sentimento negativo do mercado e uma maneira de se distanciar das promessas vazias das autoridades para evitar uma nova queda numa crise. Dia após dia, mais parece uma figueira cheia de folhas, mas sem figos.

Alex Boltyan, senior analyst of Esperio company

Impala Instagram


RELACIONADOS