Lucros da Galp quase duplicam para 881 ME em 2022

A Galp registou, em 2022, lucros de 881 milhões de euros, quase o dobro do que obteve no ano anterior, de acordo com um comunicado hoje publicado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Lucros da Galp quase duplicam para 881 ME em 2022

Lucros da Galp quase duplicam para 881 ME em 2022

A Galp registou, em 2022, lucros de 881 milhões de euros, quase o dobro do que obteve no ano anterior, de acordo com um comunicado hoje publicado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Este valor compara com os 457 milhões de euros que a Galp tinha registado em 2021. A petrolífera atingiu um EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) no ano passado de 3.849 milhões de euros, o que corresponde a uma subida de 66% em termos homólogos, segundo o comunicado. O ‘capex’ (investimento) líquido atingiu os 1.266 milhões de euros, tendo sido “sobretudo aplicado em projetos ‘upstream’, nomeadamente nos [projetos de] Bacalhau, Tupi e Iracema, no Brasil, e com a expansão do ‘portfolio’ de renováveis, incluindo a aquisição da posição na Titan Solar”, destaca a informação. A companhia obteve ainda um ‘cash-flow’ operacional ajustado (OCF) de 2.788 milhões de euros, superior em 50% a 2021.

Leia depois
Pai escreve carta a filho assassinado com apenas dois anos: “desculpa não estar lá para salvar-te”
O pequeno James Bulger foi brutalmente assassinado quando tinha apenas dois anos. Os agressores tinham 10 anos e aquele que é um dos crimes mais revoltantes de sempre ainda dá que falar (… continue a ler aqui)

Quanto ao quarto trimestre do ano passado, a Galp destacou a sua “performance operacional robusta”, com um EBITDA ajustado de 951 milhões de euros, um crescimento de 48% em relação ao período homólogo. No mesmo período, a Galp obteve resultados ajustados de 273 milhões de euros, que beneficiaram de “resultados financeiros positivos”, relacionados com o Brent e outros fatores, incluindo margens de refinação e a evolução do diferencial de preços de gás na Península Ibérica, indicou. No último trimestre do ano passado, o EBITDA ajustado do ‘upstream’ da Galp foi de 791 milhões de euros, tendo crescido 33%, em termos homólogos, “suportado por uma ‘performance’ operacional melhorada e pelo ambiente favorável nos preços do petróleo”, destacou a Galp.

Este valor compara com os 457 milhões de euros que a Galp tinha registado em 2021

Por outro lado, nas renováveis e novos negócios, a Galp obteve um EBITDA ajustado de 17 milhões de euros de euros, tendo a capacidade instalada nas renováveis atingido 1,4 GW (gigawatts). No segmento industrial e ‘midstream’, o EBITDA ajustado foi de 118 milhões de euros, suportado pela contribuição de atividades industriais e beneficiando do contexto melhorado da refinação internacional, apontou a companhia. Por fim, na área comercial, o EBITDA ajustado foi de 42 milhões de euros. No total do ano de 2022, a dívida líquida atingiu os 1.555 milhões de euros, tendo diminuído em 802 milhões de euros face ao registado no final de 2021. O grupo constituiu uma provisão de 60 milhões de euros para a transformação do local da antiga refinaria de Matosinhos, lê-se no comunicado hoje divulgado. A companhia constituiu também uma provisão de 53 milhões de euros, relacionada com os chamados “windfall taxes”, ou seja impostos por lucros excessivos, em Portugal e Espanha, detalhou.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS