Avião anfíbio AG600 da China obtém certificação para iniciar produção em série
O AG600, considerado o maior avião anfíbio do mundo, recebeu o certificado para produção, anunciou a Corporação da Indústria de Aviação da China (AVIC)

Pequim, 11 jun 2025 (Lusa) — O AG600, considerado o maior avião anfíbio do mundo, recebeu hoje o certificado para a sua produção, anunciou a Corporação da Indústria de Aviação da China (AVIC), em comunicado.
O AG600, também o primeiro avião anfíbio de grande porte construído na China, tem 39,6 metros de comprimento e 38,8 metros de envergadura — dimensões semelhantes às de um Boeing 737 –, e um peso máximo de 53,5 toneladas.
A AVIC, uma das construtoras estatais de aviões do país, indicou que o certificado marca “o início da fase de produção em massa” do AG600.
A aeronave, projetada principalmente para missões de salvamento marítimo e combate a incêndios, completou em abril passado a certificação de aeronavegabilidade, após acumular mais de 3.500 horas de voo, acrescentou a AVIC.
Os testes de voo foram realizados em condições diversas, incluindo ambientes de frio extremo, altas temperaturas e humidade, bem como ventos fortes, para verificar as capacidades operacionais do aparelho.
O AG600 é o maior avião anfíbio atualmente em operação, comparável em escala a aeronaves de fuselagem estreita como o Boeing 737 ou o Airbus A320.
O primeiro voo do avião ocorreu a 24 de dezembro de 2017, seguido de outro voo bem-sucedido em 2018. Em junho de 2024, a China iniciou a produção em pequena escala do aparelho.
JPI // APL
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram