Descubra quais os piores e melhores países para ser mulher

Fique a conhecer os melhores países para ser mulher no que à segurança, inclusão e justiça diz respeito. E descubra qual o lugar que Portugal ocupa no ranking.

Descubra quais os piores e melhores países para ser mulher

Acabam de ser dados a conhecer os dados do estudo Women, Peace and Security Index. Trata-se de um trabalho do Instituto para Mulheres da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos da América. Que analisa detalhadamente a qualidade de vida para as mulheres. Para isto são tidos em conta dados que medem a inclusão das mulheres. Bem como o acesso à justiça e segurança em 170 países.

LEIA AINDA
Marcelo elogia papel das mulheres e considera insuficientes passos contra discriminação

O estudo quantifica as três dimensões da inclusão das mulheres. São elas: económica, social e política. Bem como a justiça, ou seja, leis formais e discriminação informal. E ainda a segurança, quer seja no nível individual bem como comunitário e social. Tudo isto com base em 11 indicadores. “A covid-19 ampliou as disparidades de género no emprego remunerado e nos encargos de cuidados. E aumentou os riscos de violência pelo parceiro íntimo”, destaca Jeni Klugman, mentora do trabalho.

10 melhores países

10 – Países Baixos;
9 – Reino Unido;
8 – Áustria;
7 – Suécia;
6 – Suíça;
5 – Luxemburgo;
4 – Dinamarca;
3 – Islândia;
2 – Finlândia;
1 – Noruega.

Olhando para o top 4 encontramos apenas países nórdicos. Algo que é associado a políticas públicas progressistas. “Nos países nórdicos, as diferenças de género na participação da força de trabalho são pequenas. Também garantem a licença parental para mães e pais”, explicam os autores do estudo.

10 piores países

10 – Serra Leoa;
9 – Sudão;
8 – República Democrática do Congo;
7 – Chade;
6 – Sudão do Sul;
5 – Iraque;
4 – Paquistão;
3 – Iémen;
2 – Síria;
1 – Afeganistão.

Nestes países o destaque vai para o facto de que, em média, as mulheres não concluíram mais do que o ensino primário. Sendo que pelo menos 16% das mulheres foram vítimas de violência às mãos do parceiro. E apenas uma em cada três mulheres tem acesso à própria conta bancária.

Portugal no ranking

Olhando para os resultados do estudo encontramos Portugal na 18ª posição dos melhores países. No que à representação parlamentar diz respeito, verifica-se uma percentagem de 40%. Sendo que o melhor país é a Nova Zelândia, com 48,3%. Quanto às normas discriminatórias, o nosso País está nos 4%. Sendo o Canadá, com 0%, o melhor país. Destaque ainda para o facto de Portugal se encontrar nos 100% quanto à ausência de discriminação legal contra as mulheres.

Existem ainda fatores a ter em conta. Como é o caso do emprego no feminino. Com Portugal a ficar-se pelos 52,1% (melhor país é a Islândia com 64,2%). Sendo que os dados portugueses mais recentes não estão disponíveis. O mesmo se aplica à violência por parte do parceiro íntimo. Com Portugal a estar nos 4% (Suíça ocupa o primeiro lugar com 2%).

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Shutterstock

Impala Instagram


RELACIONADOS