Sismo de 4,1 sentido na ilha de Santa Maria nos Açores

Um sismo de 4,1 na escala de Richter foi sentido na ilha de Santa Maria, em Vila do Porto, São Pedro, Almagreira e Santo Espírito, revelou a Proteção Civil.

Sismo de 4,1 sentido na ilha de Santa Maria nos Açores

No site do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa-se que o abalo foi registado pelo O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), às 22h40 locais de segunda-feira (23h40 em Lisboa), tendo epicentro a cerca de 51 quilómetros a Este de Santo Espírito, na ilha de Santa Maria, situada no grupo Oriental do arquipélago açoriano. “De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) em Vila do Porto, São Pedro, Almagreira e Santo Espírito (concelho de Vila do Porto)”, acrescenta a Proteção Civil.

Para ler depois
Sismo em Portugal matará 17 mil a 27 mil pessoas [vídeos]
Portugal pode sofrer a qualquer momento um terramoto e um tsunami semelhante ao que aconteceu na Indonésia, no Natal de 2004, alertam especialistas em sismos. (… continue a ler aqui)

“Janelas, portas e loiças tremem”

A Escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição” e, quando há uma intensidade de IV, considerada “Moderada”, os “carros estacionados balançam”, as “janelas, portas e loiças tremem” e “os vidros e loiças chocam ou tilintam”, podendo as paredes ou estruturas de madeira ranger, revela o Instituto do Mar e Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet. Com intensidade III, considerada Fraca, o abalo é “sentido dentro de casa” e “os objetos pendentes baloiçam”, sentindo-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, de acordo com o IPMA.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS