Aprovada proposta para contratar intérpretes de língua gestual para o SNS

Os deputados aprovaram hoje na especialidade uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2022, apresentada pelo PAN, para a contratação de até 25 intérpretes de língua gestual portuguesa para o Serviço Nacional de Saúde.

Aprovada proposta para contratar intérpretes de língua gestual para o SNS

Nas votações na especialidade, que começaram hoje na Comissão de Orçamento e Finanças, no parlamento, a proposta da deputada única do Pessoas-Animais-Natureza mereceu os votos favoráveis de PAN, PS, BE, PCP e Chega, o voto contra do PSD e a abstenção da Iniciativa Liberal. “Em 2022, o Governo procede à contratação de até 25 intérpretes de língua gestual portuguesa para o Serviço Nacional de Saúde, priorizando a resposta a episódios de urgência no contexto dos serviços de urgência médico-cirúrgica”, lê-se na proposta apresentada pela deputada Inês Sousa Real.

Para ler depois
Aprovado aumento extraordinário para pensões até 1.108 euros
O parlamento aprovou hoje a atualização extraordinária até 10 euros para os pensionistas que recebem até 1.108 euros, um valor que será pago com a entrada do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) e com retroativos a janeiro (… continue a ler aqui)

Nos objetivos da proposta, o PAN lamenta que “depois de constar nos Orçamentos do Estado de 2019 e 2020, a contratação de até 25 intérpretes de língua gestual pelos hospitais do país, os estabelecimentos de saúde têm optado por prestadores de serviços nos momentos em que existe necessidade”. E defende que “manter estes profissionais em situações contratuais com vínculo instável e precário, por serem contratados como trabalhadores independentes não respeitam o previsto nos referidos orçamentos do Estado”.

A deputada única do PAN justifica esta proposta de alteração ao Orçamento do Estado para este ano “para que não se abandone a ideia prevista nos anteriores orçamentos do estado e caminhe para a existência de intérpretes para acompanhar as pessoas tanto em hospitais como nos centros de saúde associados”.

Impala Instagram


RELACIONADOS