Morreu Alfredo Rubalcaba aos 67 anos
Alfredo Rubalcaba foi secretário geral do PSOE e vice-presidente do Governo espanhol e morreu esta sexta-feira, aos 67 anos.
Alfredo Rubalcaba, ex-líder do PSOE e vice-presidente do governo espanhol, morreu esta sexta-feira, 10 de maio, dois dias depois de ter sofrido um AVC. O socialista de 67 anos foi transportado para o hospital na quarta-feira num estado considerado pelos clínicos de «extrema gravidade».
DEPOIS LEIA
Segundo o La Vanguardia, o presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez suspendeu a campanha para as europeias e está a dirigir-se à unidade hospitalar. Alfredo Rubalcaba foi convidado pelo presidente para encabeçar a lista dos socialistas em Madrid para as eleições municipais que se realizaram a 26 de maio. No entanto, o político recusou.
«Um homem de Estado e socialista comprometido. Uma vida inteira dedicada a servir o seu país. O fim da ETA e grandes avanços sociais têm a sua assinatura. Obrigada, Alfredo. Todos, Espanha e o PSOE, estaremos sempre em dívida contigo», escreveu Pedro Sánchez no Twitter.
Hombre de Estado y socialista comprometido. Una vida entera dedicada a servir a su país. El fin de ETA y grandes avances sociales llevan su firma.
Gracias, Alfredo. Todos, España y el @PSOE, estaremos siempre en deuda contigo. Mi cariño para Pilar, su familia y amigos. pic.twitter.com/2sURAqbwrV— Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) 10 de maio de 2019
Ao longo do percurso do ex-líder do PSOE, destacam-se os cargos ministro da Educação e da Ciência que desempenhou durante a presidência de Felipe González e tornou ao Governo em 2006, ao lado de José Luis Rodríguez Zapatero.
Atualmente, Alfredo Rubalcaba dava aulas de Química na Universidade Complutense de Madrid, depois de ter abandonado a política em 2014.
LEIA MAIS
Estudante espanhola desaparecida em Paris estava internada em hospital psiquiátrico
Siga a Impala no Instagram