Mau tempo. Os conselhos da Proteção Civil para os próximos dias

Face às previsões do IPMA para esta terça-feira, a Proteção Civil alertou, através de comunicado, para a necessidade de alguns cuidados adicionais.

Mau tempo. Os conselhos da Proteção Civil para os próximos dias

Face às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que apontam para mau tempo com a possibilidade de ocorrência de chuva forte, vento e agitação marítima a partir de terça-feira, a Proteção Civil alertou, através de comunicado, para a necessidade de alguns cuidados adicionais.

Previsão do tempo para terça-feira, dia 15 de novembro

A previsão do tempo para amanhã aponta para chuva, por vezes forte no Norte e Centro, passando a aguaceiros. Vento por vezes forte no litoral e terras altas (…continue a ler aqui)

O alerta do IPMA dá conta de chuva persistente, por vezes forte, em especial no norte e centro do pais; ventos com rajadas que poderão atingir os 70 a 80 quilómetros/hora na faixa costeira; e agitação marítima intensa, com ondulação de noroeste até cinco metros a partir da próxima madrugada no litoral norte e centro, e a partir do início da tarde de terça-feira, dia 15 de novembro, em toda a faixa costeira ocidental da região sul.

Perante isto, são estas as recomendações da Proteção Civil para os próximos dias:

– Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;

– Ter especial cuidado na circulação junto a zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a fenómenos de transbordo dos cursos de água, evitando a circulação e permanência nestes locais;

– Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas via;

– Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;

– Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

A Proteção Civil pede ainda às entendidas locais que garantam a “desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas”. Apela ainda a que também assegurem a “adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas”.

Esta terça-feira, dez distritos do continente vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte, de acordo com as mais recentes previsões do IPMA. São eles Viseu, Santarém, Lisboa, Leiria, Coimbra, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga. O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga por causa da agitação marítima.

Impala Instagram


RELACIONADOS