Joana Vasconcelos inaugura exposição «I want to break free»

A artista plástica Joana Vasconcelos vai apresentar uma exposição individual no Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Estrasburgo, em França, com inauguração prevista para quinta-feira, com 24 obras, intitulada “I want to break free”.

Joana Vasconcelos inaugura exposição «I want to break free»

Joana Vasconcelos vai inaugurar uma nova exposição. De acordo com informação divulgada pelo museu, a exposição ficará patente até 17 de fevereiro de 2019, integrando a programação no âmbito do 20.º aniversário da instituição.

LEIA MAIS: Diretor do Guggenheim Bilbao considera Joana uma artista contemporânea relevante

Comissariada por Estelle Pietrzyk, diretora do MAMCS, “Joana Vasconcelos: I want to break free” apresenta uma seleção de obras que inclui algumas das peças mais icónicas do início da carreira da artista, como “Flores do Meu Desejo” (1996-2010), “Spot Me” (1999) e “Vista Interior” (2000).

Também serão expostas as obras “Strangers in the Night” (2000), “Spin” (2001), “Airflow” (2001), “Una Dirección” (2003), bem como “Coração Independente Vermelho #1” (2008), “Betty Boop” (2010), da série “Sapatos”, e “Material Girl” (2015), da série “Valquírias”.

A inauguração da exposição – numa área de 600 metros quadrados – está prevista para as 18:00 de quinta-feira, e abre ao público na sexta-feira

De acordo com o museu, o espaço da exposição será decorado com carpetes e serão criados corredores para um ambiente de “residência extravagante, onde os objetos ganham poderes extraordinários”.

“As obras têm em comum o facto de oferecerem aos visitantes uma oportunidade de olhar de forma diferente para o quotidiano como forma de o transcender, levando-os a um mundo alternativo, de jogo e encanto”, segundo o texto do museu.

Vasconcelos “é uma artista que usa o humor no seu trabalho e, ao mesmo tempo, um conteúdo político e de crítica social sustentado na atualidade”, através de instalações e objetos que utilizam crochet, retalhos de tecido, cerâmicas, plástico, em objetos do uso do dia a dia, desde talheres, a tachos a tampões.

Nascida em 1971, Joana Vasconcelos foi a primeira artista mulher a apresentar o seu trabalho no Palácio de Versailles, em 2012.

Representou Portugal na Bienal de Arte de Veneza, em 2013, e tem atualmente patente no Museu Guggenheim, em Bilbao, a exposição individual “I’m your mirror”, com 35 obras, até 11 de novembro.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS