Infarmed suspende venda de dois lotes do antibiótico para infeções respiratórias e outras

A autoridade nacional do medicamento (Infarmed) mandou hoje suspender a venda de dois lotes do antibiótico Cotrimoxazol Ratiopharm devido à deteção de resultados fora da especificação durante os estudos de estabilidade.

Infarmed suspende venda de dois lotes do antibiótico para infeções respiratórias e outras

Em causa estão os lotes W24321C e W24322B do medicamento Cotrimoxazol Ratiopharm (800mg 160 mg, comprimido), com a validade de outubro de 2025, segundo uma circular informativa publicada no ‘site’ da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

Devido à deteção de resultados fora da especificação durante os estudos de estabilidade, a Ratiopharm – Comércio e Indústria de Produtos Farmacêuticos irá proceder à recolha voluntária dos dois lotes.

O Infarmed determinou a suspensão imediata da comercialização do medicamento e apela às entidades que possuam estes lotes de medicamento em ‘stock’ para que não os vendam, dispensem ou administrem, devendo proceder à sua devolução.

“Os doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a estes lotes não devem interromper o tratamento” e, logo que possível, devem consultar o médico assistente para que lhes seja prescrito um medicamento alternativo, refere o Infarmed.

O que é e para que serve este antibiótico

Infecções das vias respiratórias superiores e inferiores

– Tratamento da otite média aguda;
– Tratamento de exacerbações agudas da bronquite crónica -tratamento e profilaxia de pneumonia por Pneumocystis jirovecii Infecções das vias urinárias;
– Tratamento das infecções agudas não complicadas das vias urinárias, cistite aguda e pielonefrite aguda -profilaxia de infecções urinárias recorrentes.

Infecções do aparelho genital

– Tratamento granuloma inguinal terapêutica recomendada poderá menos eficaz em algumas localizações geográficas, devido ao desenvolvimento de microrganismos resistentes);
– Tratamento da prostatite bacteriana aguda e crónica.

Infecções do tracto gastrointestinal

– Tratamento da diarreia do viajante;
– Tratamento da febre tifóide;
– Tratamento da shigelose e gastrenterite por salmonella;
– Tratamento da cólera, como suplemento da reposição hidro-electrolítica, quando o microorganismo infectante apresentar susceptibilidade in vitro.

Outras infecções:

– Tratamento da nocardiose.

Impala Instagram


RELACIONADOS