Depois de «fracasso», Coletes Amarelos voltam à carga em Portugal
O movimento Coletes Amarelos está a tentar organizar mais protestos através das redes sociais
Depois de o grande impacto que as manifestações do movimento Coletes Amarelos alcançaram em França, em Portugal o resultado dos protestos no passado de 21 de dezembro ficou muito aquém das expectativas. Para a maioria, a manifestação dos Coletes Amarelos no nosso país foi um «fracasso», em que «havia mais polícias e jornalista do que protestantes».
LEIA MAIS: Coletes Amarelos alvo de piada no Youtube [vídeo]
No entanto, um novo evento chamado «Vamos lá Portugal – Protesto Nacional», foi marcado através do Facebook para o próximo dia 5 de janeiro e para os sábados que se seguem: 12, 19 e 26.
Até ao momento, a adesão aos encontros não tem tido qualquer expressão nas plataformas digitais.
As reivindicações para estes protestos são «o combate efetivo à corrupção com inibição de cargos públicos»; «o aumento do salário mínimo nacional para os 700 euros no setor público e no setor privado»; «a redução do preço dos combustíveis»; «a redução do IVA da eletricidade para 6%» e, numa forma mais abstrata, «a redução do IVA e do IRC».
As manifestações estão marcadas para o Porto, Lisboa e Faro a partir das 10h00 nos seguintes locais: zona do Marquês de Pombal em Lisboa, Avenida dos Aliados no Porto, Avenida 5 de Outubro em Faro, Praça da República em Viseu, e Avenida Carvalho Araújo em Vila Real.
Na lista dos locais ainda são apresentadas outras cidades mas ainda sem local determinado.
VEJA AINDA: ALERTA | Oficiais de Justiça em greve durante dez meses
Siga a Impala no Instagram