Alunos do 1.º ciclo não vão ter que devolver manuais escolares
Os alunos do 1.º ciclo não vão ter que devolver os manuais escolares no final deste ano letivo, anunciou hoje a ministra da Presidência, no final do Conselho de Ministros.
Os alunos do 1.º ciclo não vão ter que devolver os manuais escolares no final deste ano letivo, anunciou hoje a ministra da Presidência, no final do Conselho de Ministros.
“Foi aprovado um despacho que altera as regras à pandemia e produz efeito a partir de 01 de julho e tem como novidade a criação de um regime excecional que permitirá que, no final do não letivo, os alunos do 1.º ciclo não tenham que devolver os manuais de acordo com a lei”, disse Mariana Vieira da Silva.
A ministra precisou ainda que esta medida insere-se no âmbito das respostas à pandemia e, no sentido que vigora ainda o plano de recuperação de aprendizagens, “esses manuais não devem ser devolvidos”, sendo retomada a devolução no próximo ano letivo.
Cada vez mais alunos escolhem estudar o mar no ensino superior
São cada vez mais os alunos que escolhem o mar como tema para estudar no ensino superior, com o número de inscritos nos cursos dessas áreas a registar um aumento de quase 60% em dez anos. Da biologia marinha à náutica, na hora de escolher um curso superior os estudantes têm uma panóplia de 71 cursos técnicos, licenciaturas, mestrados e doutoramentos em áreas ligadas ao mar e são cada vez mais aqueles que seguem por aí.
No ano letivo 2020/2021, estavam inscritos nesses cursos 2.861 alunos, segundo dados oficiais que revelam um aumento de 57,9% comparativamente a 2011/2012. O balanço feito à agência Lusa pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior engloba todos os cursos relacionados com o mar, incluindo os cursos ligados à vertente militar, náutica, tecnologias e ciências do mar, biologia, oceanografia e gestão. Leia mais aqui
Siga a Impala no Instagram