Dinheiro impede árbitro angolano de participar no Mundial2018

Gerson Emiliano dos Santos foi escolhido pela FIFA para ser um dos árbitros assistentes no Mundial Rússia 2018. Porém, há um problema.

Dinheiro impede árbitro angolano de participar no Mundial2018

A conversão de moeda está a dificultar a presença angolana no próximo campeonato do mundo em futebol. Gerson Emiliano dos Santos, árbitro-assistente de categoria internacional, contou à Angola Press que a “política cambial dos bancos comerciais” é a principal entrave neste momento para poder rumar à Rússia.

De acordo com as declarações do juíz de jogo, os bancos e entidades financeiras estão a demorar bastante para responder ao pedido de conversão. “A maior diculdade está na política existente em alguns bancos, já tenho o cartão BAI [Banco Angolano de Investimento, pode ser usado internacionalmente] activado, estou a aguardar a resposta do BFA [Banco de Fomento Angola], que tem alguma política na aquisição das divisas, uma vez que o Lubango [cidade e município a sul de Angola] não pode decidir”, explicou.

Recorde-se que a moeda angolana é o Kwanza e a da Rússia é o Rublo. Um Kwanza encontra-se o equivalente a 0,26 Rublos. No sentido inverso, 1 Rublo equivale a 3,84 Kwanzas.

Com 35 anos de idade, o árbitro é também professor de matemática.

Gerson Emiliano começou a sua carreira como árbitro assistente internacional FIFA em 2014, nos Jogos Olímpicos da juventude, em Nanjing, China. Seguiu-se o Mundial de Sub-17, em 2015, no Chile, Mundial de Clubes no Japão em 2016 e Mundial de sub-20, em 2017, na Coreia do Sul. Também já cumpriu dezenas de missões pela CAF (Confederação Africana de futebol), como a Taça das Nações Africanas de 2013, na África do Sul e outros compromissos de clubes.

LEIA MAIS: Mundial 2018: Nuno Gomes dá as boas vindas a Kaliningrado

Impala Instagram


RELACIONADOS