Dicas infalíveis para ter um cabelo invejável durante todo o ano

Descubra todos os segredos para ter um cabelo bonito, brilhante e saudável durante todo o ano.

Dicas infalíveis para ter um cabelo invejável durante todo o ano

Dicas infalíveis para ter um cabelo invejável durante todo o ano

Descubra todos os segredos para ter um cabelo bonito, brilhante e saudável durante todo o ano.

Para ter um cabelo bonito, brilhante e saudável é importante ter cuidados de higiene capilar redobrados. Não o lavar todos os dias, não usar demasiado champô para deixar o couro cabeludo respirar, usar condicionador e passar o cabelo por água fria no fim da lavagem são alguns dos passos para conseguir um cabelo saudável, mas há outros cuidados a ter em conta e, para isso, é preciso entender as necessidades do seu cabelo.

Não confundir reparação com hidratação

Um erro básico que cometemos é recorrer a produtos de reparação quando só precisa de ser hidratado. Por essa razão, é importante distinguir os dois. Os produtos de reparação, ricos em proteínas, são destinados a cabelos que sofreram danos químicos – como descoloração, coloração – e térmicos – através de secadores, modeladores e alisadores.

Esses produtos não são indicados para cabelos secos, uma vez que as proteínas presentes nos mesmos podem secar ainda mais a fibra capilar que precisa de ser hidratada para não frisar. É importante saber qual a necessidade do seu cabelo e, depois, seguir um destes passos:

1. Reconstrução [reparação]

Um bom corte é a solução infalível quando os fios estão frágeis, estragados e com efeito «palha». No entanto, há formas de evitar cortar tanto de uma só vez, e isso passa por uma reestruturação dos fios de cabelo que pode ser feita com uma boa máscara capilar à base de azeite, óleo de coco ou de amêndoa.

Também pode misturar um destes produtos, ou todos, com uma máscara de compra e usá-la uma vez por semana durante 30 minutos. Outra opção é fazer a sua própria máscara, juntando iogurte natural para dar consistência aos óleos. Insista principalmente nas pontas. A cerveja também pode ser uma ótima solução para tratar os fios, bem como o louro fervido. Não se esqueça que deve cortar as portas do cabelo com frequência [de dois em dois meses].

2. Hidratação

Para que o cabelo esteja sempre hidratado e não fique seco e crespo é fundamental fazer uma hidratação profunda todas as semanas com uma máscara indicada [pode ver aqui uma fórmula natural] e deixá-la atuar por 30 minutos. Como truque, use uma touca de banho para aproveitar o calor do corpo e para a máscara hidratante atuar com mais força.

Óleo de coco também é ótimo para hidratar o cabelo, assim como o mel. Opte por champôs e amaciadores super hidratantes.

Champôs secos são para evitar

Os champôs secos não são bons e deve ao máximo evitá-los. Estes champôs foram feitos para absorver o óleo do cabelo, mas o óleo natural é essencial para proteger as fibras capilares e o couro cabeludo. Se tiver cabelo oleoso, opte por lavá-lo com mais frequência, com champôs próprios, e passe-o sempre por água fria.

Texto: Mafalda Mourão; Foto: D.R.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS