Ioga pode ser forte aliado no cuidado da saúde mental. Especialista explica

Sabia que o ioga pode ter inúmeros efeitos positivos na sua saúde mental?

Ioga pode ser forte aliado no cuidado da saúde mental. Especialista explica

Ioga pode ser forte aliado no cuidado da saúde mental. Especialista explica

Sabia que o ioga pode ter inúmeros efeitos positivos na sua saúde mental?

Sabia que o ioga pode ter inúmeros efeitos positivos na sua saúde mental? De acordo com o professor de ioga, quiroprata e terapeuta natural, Francisco Kaiut, a prática de ioga pode ter impacto em diversas áreas da nossa vida. Segundo o professor, para sentir, de fato, os efeitos da prática na saúde mental, é preciso respeitar um processo que requer paciência e total dedicação por parte do praticante.

Para quem ainda tem dúvidas sobre como a prática de ioga tem efeitos positivos no corpo, o especialista relembra que um estudo recente indica que fazer 25 minutos das atividades por dia pode estimular as habilidades cognitivas relacionadas ao comportamento, e também aumenta a capacidade de controlar julgamentos rápidos estereotipados, ações e pensamentos rotineiros.

“Ioga ensina-nos a conhecer nossos corpos”, diz especialista

Segundo o estudo, o ioga e a meditação focam-se na consciência do cérebro de processar num número limitado de atividades, como respirar e se posicionar, e ainda reduz a absorção de informações não necessárias. “O bem-estar ajuda a reduzir os níveis de ansiedade. O ioga ensina-nos a conhecer nossos corpos, a ouvi-los e até a respirar da forma correta. Além disso, a postura corporal também tem impacto na forma como a oxigenação chega no cérebro e em diversas funcionalidades cerebrais responsáveis pela liberação de substâncias que causam prazer e bem-estar”, disse.

Todos sabem que a saúde mental e a qualidade do sono estão totalmente ligadas, já que, se não conseguimos dormir bem, dificilmente podemos executar as demais tarefas do dia, o que acaba por gerar cansaço e até ansiedade.

Diante disso, Kaiut revela que a qualidade do sono também pode ser melhorada com a prática recorrente de ioga. Como ela relaxa o corpo e causa sensações de bem-estar – reduzindo a ansiedade -, torna-se possível uma indução ao sono que seja mais facilitada e qualificada.

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