Descubra por que os genitais são mais escuros do que o resto do corpo

Especialista dá a conhecer os motivos pelos quais os genitais são mais escuros do que o resto do corpo e o que deverá fazer para que a diferença não seja tão acentuada.

Descubra por que os genitais são mais escuros do que o resto do corpo

É verdade que cada corpo é diferente dos demais. Existem traços únicos que nos distinguem das restantes pessoas. Ainda assim, nada disto invalida que existam detalhes que são comuns a todos. É aqui que entra o destaque deste texto: os órgãos genitais. Que certamente já terá reparado serem mais escuros do que o resto do corpo. Prepare-se então para descobrir o motivo que explica este detalhe.

Clitóris: 5 curiosidades sobre o “botão do prazer” feminino
Vídeo viral dá a conhecer cinco factos bastante curiosos sobre o clitóris, que muitos definem como o “botão do prazer” feminino (… continue a ler aqui)

De acordo com a urologista e cirurgiã Rena Malik a explicação está nas hormonas como a testosterona e ainda atividade sexual. “Ter uma pele mais escura na região genital é bastante normal. Na verdade, acontece com todas as pessoas. Geralmente acontece muito gradualmente e tende a tornar-se mais escuro com a idade”, começa por dizer ao Daily Star.

“Ter uma pele mais escura na região genital é bastante normal”

Hormonas como a testosterona têm efeito sobre os melanócitos, que são as células responsáveis pela produção de melanina e pela determinação da cor. Refere a especialista que o corpo passa por um conjunto de processos que estão relacionados com a mudança nas hormonas, como a puberdade ou a gravidez. Outro dos motivos é os vários tipos de atrito como o sexo. Sem esquecer os produtos de depilação. “Isso é completamente normal. Se realmente deseja evitar ter uma pele mais escura numa área genital, pode tentar evitar o atrito”, explica.

A urologista avança ainda com algumas dicas para que a pele não fique mais escura. “Pode tentar usar roupas folgadas e manter a pele hidratada. Também deve evitar a depilação com coisas como cera depilatória ou cremes de barbear. E depois usar roupas que absorvam o suor para se manterem secos”, diz. Caso a descoloração seja drástica é recomendado que consulte o seu médico. Até porque pode ser sinal de uma reação alérgica, infeção sexualmente transmissível ou outra doença.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Shutterstock

Impala Instagram


RELACIONADOS