Consumir bebidas quentes no verão ajuda mesmo a refrescar?

Bebidas quentes podem ajudá-lo a resfrescar-se, pelo menos até certo ponto.

Consumir bebidas quentes no verão ajuda mesmo a refrescar?

Consumir bebidas quentes no verão ajuda mesmo a refrescar?

Bebidas quentes podem ajudá-lo a resfrescar-se, pelo menos até certo ponto.

O calor é sufocante e há noites de verão em que nem aquele fresquinho noturno aparece. Isso indica um cuidado ainda maior que temos que ter. Principalmente cuidar dos nossos idosos que correm certos riscos nesse calor intenso. O calor forte pode provocar tonturas e quedas que podem ser significativas quando se tem uma idade avançada. Também reduzi o apetite e pode causar desidratação.

Suor é a chave para o arrefecimento corporal

Pensando neles, nos mais idosos, o PhD em neurociências e biólogo habitante de Castelo de Paiva, Fabiano de Abreu, revela o que a ciência sabe até então sobre o mito de beber água quente no calor. “Um fluido frio dá a sensação de mais frio quando entra em você, mas na realidade isso não acontece já reduz sua transpiração. O suor é a chave para este resfriamento corporal. A água fria resfria momentaneamente, mas não provoca o suor que resfria muito mais e torna-se bem mais eficiente.”

Será por isso que na Índia, com temperaturas acima dos 40 graus, um povo já acostumado e que têm como hábito tomar chá verde quente? Para saber mais sobre o organismo, o neurocientista explica o que acontece no corpo: “Há terminações nervosas no estômago e na boca, são termorreceptores que podem sentir a temperatura e exercer o controlo sobre os níveis de suor. Mas é através do estômago que faz suar mais. E há outros meios de resfriar-se, um deles é tirar os pés dos lençóis devido as terminações nervosas que ajudam no equilíbrio da temperatura.”

Mas o doutor recomenda mesmo que evite contato com a luz solar, principalmente nos horários de maior pico. É importante se hidratar e ter uma alimentação que aproveite as frutas e legumes da estação.

Créditos: Udabol

Impala Instagram


RELACIONADOS