Como sonham os cegos de nascença?

Todas as pessoas sonham e ninguém é capaz de sonhar com algo a que os sentidos nunca tiveram acesso. Então com o que sonham os cegos?

Como sonham os cegos de nascença?

Todas as pessoas sonham. E, normalmente, os sonhos são associados a imagens: quando acordamos, é frequente lembrarmo-nos do que vimos, do que passámos, do que sentimos e de quem estava no sonho. E é exatamente aí que surge a questão: se os cegos de nascença nunca tiveram contato com a imagem visual, então, como são formados os seus sonhos? Importa referir que ninguém é capaz de sonhar com algo a que os sentidos nunca tiveram acesso e que a ausência de imagens não significa o desaparecimento das histórias que criamos durante o sono. Como não têm memória visual, os cegos de nascença não sonham com imagens – e sim com os outros sentidos: ouvem coisas, têm sensações táteis e sentem cheiros. Também sonham que estão a fazer algum movimento e, assim como as pessoas que possuem o sentido da visão, é comum sonharem que estão a voar ou a cair de grandes alturas.

Como sonham as pessoas que perderam a visão?

E como são os sonhos das pessoas que nasceram com visão e depois ficaram cegas? Quando uma pessoa perde a visão, a tendência é continuar a sonhar com imagens visuais durante determinado período. Mas com o passar do tempo, essas imagens visuais vão-se apagando da memória e a pessoa passará a utilizar outros sentidos para sonhar. Também os visuais podem sonhar apenas com vozes ou cheiros, sem imagens – é raro, mas acontece.

LEIA AGORA
Dificuldade em adormecer? Temos sete dicas para ajudar a dormir melhor

Foto: UnSplash

Impala Instagram


RELACIONADOS