Morte de Isabel II dá origem a “dança das cadeiras” na monarquia britânica

Com a morte de Isabel II há a atribuição de novos títulos na realeza britânica e um dos destaques vai para Kate Middleton, que passa a ser princesa de Gales, título celebrizado por Diana.

Existe um célebre ditado português que diz “rei morto, rei posto” e é isso que está a acontecer na realeza britânica. Com a morte da rainha Isabel II, Carlos, de 73 anos, será coroado rei de Inglaterra (algo que irá acontecer amanhã, 10 de Setembro) passando a ser Carlos III. Mas esta é apenas uma das muitas mudanças numa espécie de dança das cadeiras numa das famílias reais mais populares do mundo. Existem novos títulos e é sempre bom recordar que estes não são vitalícios.

Rainha Isabel II, a monarca mais admirada dos últimos 70 anos
Com o desaparecimento da rainha Isabel II, terminou o mais longo reinado da Grã-Bretanha. Imensamente orgulhosa do seu povo, pertencia afinal ao mundo, e o mundo lamenta agora a sua morte (… continue a ler aqui)

Camilla Parker Bowles, mulher do novo rei, passa de duquesa da Cornualha para rainha consorte. Se este termo é estranho para si, fique a saber que se refere, neste caso, à mulher do rei governante. Ou seja, Camilla passará a ser chamada de rainha. Ainda assim, não tem quaisquer poderes soberanos.

Há uma nova princesa de Gales, título celebrizado por Diana

Um dos destaques vai para Kate Middleton, até então duquesa de Cambridge. A mulher de William assumirá o papel de princesa de Gales, título que já pertenceu a Diana, também conhecida por princesa do povo e uma das figuras mais marcantes de todos os tempos. Tal como Diana, também Kate é uma plebeia de nascença e, ainda que a uma escala diferente, bem vista pelo povo britânico. A diferença está na boa relação que mantinha com Isabel II. Relatos antigos dão conta que Diana e a então sogra não tinham as melhores relações.

Segue-se William. O também duque de Cambridge irá herdar um vasto leque de status. O principal, como não podia deixar de ser, é o de príncipe de Gales, aquele que se destina ao herdeiro da coroa britânica. Mas também será duque da Cornualha, conde Chester e duque de Rothesay, neste caso sempre que estiver na Escócia.

George, filho mais filho de William e Kate, passa a ser agora o segundo na linha de sucessão ao trono. A criança, de apenas 9 anos, passa a ser conhecido como o príncipe George de Gales. É certo que ainda é bastante novo, mas já sabe que no dia em que casar irá receber um ducado, ou seja, um território governado por um duque.

O que acontece a Harry?

Também é necessário falar de Harry e Meghan Markle. Os filhos do casal – Archie e Lilibet Diana – não têm títulos nem a expressão “sua alteza real” anterior ao nome de batismo. Ainda assim, quando o avô for rei passam a ter direito a status de realeza.

Por fim, há o príncipe Eduardo, o filho mais novo de Isabel II. Em vez de se tornar duque, Eduardo passou a ser conhecido como conde de Wessex quando casou com Sophie Rhys-Jones, em 1999. Agora, deverá ficar com o título de duque de Edimburgo, que pertencia ao irmão. Por sua vez, Sophie fica com o título feminino, que pertencia a Camilla.

Texto: Bruno Seruca

Impala Instagram


RELACIONADOS