Sara Matos com os mamilos em ferida por amamentar o filho

Sara Matos foi mãe de Manuel há um mês e meio e esteve na Casa Feliz para contar como têm sido os primeiros dias com o primeiro filho. O grande desafio para a atriz foi a amamentação.

Sara Matos com os mamilos em ferida por amamentar o filho

Sara Matos foi mãe de Manuel há um mês e meio e esteve na Casa Feliz para contar como têm sido os primeiros dias com o primeiro filho. O grande desafio para a atriz foi a amamentação.

Sara Matos fez uma visita, na manhã desta sexta-feira, dia 22 de outubro, a Casa Feliz. A atriz, de 31 anos, foi mãe há um mês e meio e foi relatar a jornada que viveu nos últimos meses. Sobre a gravidez, Sara confessou que sentiu “muitos enjoos” no primeiro trimestre, mas todas as restantes fases foram “tranquilas”.

Manuel, fruto do amor com Pedro Teixeira, nasceu às 40 semanas de gravidez com 3,500 quilos. “Três dias antes já estava com contrações”, relatou. “Estava um bocadinho nervosa… Estava expectante. Tive a dançar na bola de pilates, tinha visto uns vídeos da Ivete Sangalo, o parto dela tinha sido todo a dançar, queria assim uma coisa tranquila, divertida.” Sara Matos esteve “15 ou 16 horas” em trabalho de parto, mas ficou rendida ao dia do nascimento do primeiro filho. “Priorizei sempre o parto natural e acabou por acontecer, mas se tivesse de ir para cesariana tudo bem.”

«É uma sensação de abismo»

“Quando o vi pela primeira vez foi uma sensação estranha. Ele esteve nove meses comigo, mas eu não o conheço. É uma sensação de abismo. Como é que eu vou cuidar deste ser tão pequenino? É uma explosão de emoções”, relatou. Manuel chegou cheio de força e “agarrou logo a maminha”, contou a atriz. E esse foi o maior desafio para Sara Matos: a amamentação.

A companheira de Pedro Teixeira teve uma ajuda extra na fase de recém-nascido do pequeno Manuel. Uma enfermeira de um projeto que se dedica a ajudar as mães no domicílio esteve em casa da atriz nos primeiros dias após o parto. “Eu sempre achei que ia ser tudo muito intuitivo (…) e a Cristina esteve lá em casa nos primeiros dias e os meus amigos, já falámos da gravidez, do parto, mas a amamentação…”, confessou.

“O Manelito foi um bebé que, felizmente, tinha muita energia e queria muito alimentar-se. Portanto, nos primeiros dias os meus mamilos estavam com ferida. Não estava a ser propriamente fácil”, relatou. “O meu principal foco era dar de mamar e não desistir. (…) Agora posso dizer-vos que a amamentação está a correr super bem e ter uma pessoa a indicar o caminho fez toda a diferença.”

Mãe e bebé a dormirem juntos

Em estúdio esteve Ana, a criadora deste projeto de ajuda aos pais, que contou que outra das questões de Sara Matos foi o dormir ou não com o bebé na cama. Nos primeiros dias, a atriz percebeu que o menino dormia melhor se estivesse na cama com ela, por isso, questionou as enfermeiras.

“Agora já dorme no Next To Me, mas nos primeiros dias eu pensava muito no que diziam: “Não podes dar colo a mais”. Mas estamos a falar de um recém-nascido. Eram tudo questões que eu punha. Eu tenho uma responsabilidade enquanto mãe. Era benéfico para mim, mas estou a fazer bem ou não? Foram tudo questões que fui perguntando.”

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Reprodução Instagram

LEIA AINDA
Filipa Nunes «triste e magoada» com saída do Passadeira Vermelha

Impala Instagram


RELACIONADOS