Papa Francisco telefona aos pais do menino de Braga que luta contra um cancro

O Papa Francisco recebeu a carta de carta de Tomás Vilaça, o menino de sete anos diagnosticado com um cancro altamente agressivo. Solidário com a situação, o chefe de estado do Vaticano ligou para os pais.

Papa Francisco telefona aos pais do menino de Braga que luta contra um cancro

Foi por intermédio de uma chamada telefónica que o Papa Francisco surpreendeu esta quarta-feira, 18 de março,  Ana e Ricardo Vilaça, os pais de Tomás, o menino de sete anos natural de Braga que foi diagnosticado em setembro de 2019 com um neuroblastoma, um tipo de cancro agressivo que afeta o sistema nervoso central.

A progenitora, que se encontra com o filho no hospital Vall d’Hebron, em Barcelona, a realizar um tratamento experimental,  não conseguiu atender a chamada, porém recebeu uma mensagem de voz do representante máximo da igreja católica que a deixou estupefacta. “Era uma voz a dizer: ‘Olá Ana, daqui fala o Papa Francisco, recebi a sua carta e vou rezar pelo Tomás'”, contou a mãe de Tomás a uma publicação nacional.

Apesar da tentativa inglória, o Papa Francisco não desistiu e ligou para o pai do menino doente que conseguiu responder à chamada. “Estiveram dez minutos a conversar. O Papa quis saber como estava o Tomás, como estava a correr o tratamento e quis saber tudo sobre a doença”, contou ainda Ana Vilaça ao Jornal de Notícias.

“A viver uma semana decisiva” na luta contra o cancro do pequeno Tomás, a mãe confidencia ainda que “o telefonema do Papa” trouxe “um novo alento” no combate à doença.

A história de Tomás Vilaça é bem conhecida dos portugueses. Aquando do diagnóstico do neuroblastoma, Tomás seguiu para vários ciclos de tratamentos no IPO, porém a doença altamente agressiva e invasiva voltou. Na altura, os pais lançaram uma campanha intitulada “Pelos Sonhos do Tomás” para angariar fundos de forma a financiar o tratamento do filho. A campanha amplamente divulgada nas redes sociais e nos órgãos de comunicação social teve uma forte adesão do país.

 

Cristiano Ronaldo ajudou a suportar custos do tratamento em Espanha

Cristiano Ronaldo mostrou, uma vez mais , o seu lado mais solidário e ajudou a pagar todas as despesas de saúde que o menino precisa para enfrentar a doença através de um tratamento experimental. O donativo foi realizado de forma anónima e não é conhecido, sequer, o valor do montante doado, porém o ato de solidário foi revelado por Ivana, irmã de Georgina Rodríguez, namorada de CR7 no passado dia 8 de fevereiro.

“O Tomás já está a caminho de Barcelona para realizar alguns exames e começar o tratamento contra o cancro no Hospital Vall D’Hebron. Obrigada Georgina e Cristiano Ronaldo pela vossa ajuda, solidariedade e grande coração. Um obrigada infinito por ajudarem a que o Tomás possa começar os tratamentos”, escreveu a irmã de Gio na altura.

 

Texto: Alexandre Oliveira Vaz com Patrícia Correia Branco; Fotos: Redes Sociais

 

Impala Instagram


RELACIONADOS