Manuel Luís Goucha Posiciona-se após polémica com Cristina Ferreira: “Depois não se queixe”

Cristina Ferreira está ‘debaixo de fogo’ depois de ter feito um comentário polémico sobre Conceição Figueiredo, vítima de homicídio.

Na rubrica ‘Crónica Criminal’ do Dois às 10, onde especialistas e investigadores de polícia analisam casos que chocam o país, Cristina Ferreira destacou-se recentemente… mas não pelos melhores motivos. Durante o comentário ao assassinato de Conceição Figueiredo, a diretora de Entretenimento e Ficção da TVI deixou ‘escapar’ uma frase que rapidamente incendiou as redes sociais e suscitou polémica entre figuras públicas e seguidores…

“Temos mesmo que avisar as pessoas de que, hoje em dia, é muito complicado, mesmo relações que podem ter sido de amor, do que quer que seja, quando já entram aqui nesta fase de perseguição, de algum controlo, é preciso a polícia estar avisada, os familiares estarem avisados, porque eu não sei se esta mulher, depois do baile, entrou num carro com ele e aí se calhar é que se pôs a jeito para que isto acontecesse“, disse a apresentadora. A expressão “pôs-se a jeito” reuniu inúemros de críticos, que ‘acusaram’ a apresentadora de estar a culpabilizar a vítima.

A justificação de Cristina

A parceira televisiva de Cláudio Ramos não ficou calada perante a polémica que se instalou na internet.

“O alerta tinha o propósito da defesa de cada um de nós em relação a desconhecidos ou relações abusivas e controladoras. A frase ‘pôs se a jeito’ usada, no contexto, tinha tudo menos o propósito de culpabilizar a mulher, aliás o que se pretende é exatamente o contrário. Retirada do contexto, a frase provocou uma avalanche de partilhas e discurso de ódio, que vão exatamente no sentido contrário daquilo que apregoam algumas das vozes que se manifestam no combate à violência. O apontar do dedo e a procura do erro no outro, de forma enviesada, não contribui para o combate, necessário e urgente, da violência doméstica. Estimular discursos de ódio não favorecem uma sociedade melhor”, justificou nos stories da sua página de Instagram.

Leia ainda: Cristina Ferreira – Após comentário polémico, apresentadora é posta em causa por Rui Oliveira: “Teve que o pensar…”

A reação de Manuel Luís Goucha 

Ainda que no meio da polémica, há quem escolha não ‘largar a mão’ de Cristina Ferreira. Como é o caso de Manuel Luís Goucha que, num desabafo feito na sua página de Instagram, defendeu a colega de profissão.

“É incrível a leviandade com que as pessoas peroram sobre um qualquer assunto sem que minimamente se preocupem em ouvir ou ler tudo o que foi dito ou escrito. Não sejamos ingénuos, uma qualquer frase tirada do contexto serve o objetivo claro de criar ruído, alimentar raivas, ódios e outros sentimentos rasteiros”, começou por escrever.

Depois de apelar a que cada pessoa procure saber mais sobre o que foi dito antes de opinar, atirou: “Mas isto sou eu a falar porque é assim que procuro agir em tudo na minha vida e assim manter o compromisso que tenho com a alegria. Não se deixe cancerar pelo ódio. Ou então deixe… mas depois não se queixe“.

Manuel Luís Goucha quebra o silêncio sobre prenda de Cristina Ferreira

Texto: Beatriz Soares; Fotos: Arquivo Impala e Redes Sociais. 

Impala Instagram


RELACIONADOS