Tarcísio Meira e Glória Menezes: Até que a morte os separou

Tarcísio Meira e Glória Menezes estiveram casados desde 1962. Construíram carreira e família juntos e foram protagonistas na vida real de uma das histórias de amor mais queridas de brasileiros e portugueses.

“Foi amor à primeira vista.” Era assim que Glória Menezes de 86 anos, respondia quando questionada sobre a relação de quase seis décadas com o marido, Tarcísio Meira, de 85 anos. A atriz sempre ressalvou que gostou dele, sim, desde o primeiro momento em que o viu. E o destino fez a sua parte: tratou de uni-los. Da mesma forma que os uniu separou-os, pois, em 12 de agosto, Tarcísio Meira e Glória Menezes foram separadps pela morte do ator, na sequência de complicações da covid-19, quando estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Conheceram-se em 1961 e casaram-se um ano depois

Tarcísio e Glória conheceram-se em 1961, ambos no início da carreira, no teatro. Pouco depois, foram convidados para participar juntos no teleteatro Uma Pires Camargo. Apaixonaram-se e casaram-se no ano seguinte, 1962. “Estava a ensaiar a peça As Feiticeiras de Salém e de repente passou aquela coisinha linda. Disse: O que é isso? Quando ela lançou o filme O Pagador de Promessas (1962) em Cannes, mandei flores e um cartão escrito ‘volte, volte, volte”, lembrou o ator, numa entrevista à Globo em 2015.

Depois de permanecerem durante anos no extinto canal Excelsior, foram juntos para a TV Globo, em 1967. Nesse meio tempo, já casados, Glória deu à luz Tarcísio Filho, em 1964, único filho do casal, que também fez carreira de ator. Atuaram juntos na novela Sangue e Areia (1967), em 1970, voltaram a ser casal também em Irmãos Coragem e o mesmo aconteceu em O Homem que Deve Morrer (1971), Espelho Mágico (1977), Torre de Babel (1998) e A Favorita (2008). Um grande sucesso desta parceria na ficção foi o Beijo do Vampiro (2002) – ele como o vampiro Bóris Vladescu e ela como a exotérica Zoroasta.

Como Tarcísio Meira e Glória Menezes resistiram à traições

“Ele tinha as mocinhas dele e eu tinha meus galãs. Colocavam-no para trabalhar com outras atrizes e eu com outros atores. Era bom. Decorar em casa, trabalhar em casa, fazer as personagens juntos não era muito bom. Eu ia para um canto e ele para outro. Eu tinha um jeito de trabalhar as minhas personagens e ele outro“, contou Glória ao Altas Horas, em março de 2021. Seja em entrevistas ou declarações nas redes sociais, sempre demonstraram o amor que cultivaram juntos com o passar dos anos. Depois de se afastarem da televisão e do cinema, foram viver para uma fazenda de gado, no interior de São Paulo.

“Fomos mudando, crescendo e envelhecendo ao mesmo tempo. Então, isso foi-nos tornando também, além de tudo, parceiros, muito amigos e confidentes. Era um sentimento muito especial que tínhamos um pelo outro e, talvez por isso, porque sempre nos apegámos muito um ao outro, passámos a depender muito um do outro.”

A última declaração de amor

No dia 1 de agosto, o ator acabou por fazer nas redes sociais aquela que viria a ser a última declaração à mulher, onde esta aparece ao lado de um pé de manga. O marido, apaixonado, não perdeu tempo em elogios: “A Moça linda e Faceira das mangas passando para desejar a todos um agosto repleto de Saúde, Alegria e farto e que este mês seja melhor do que o anterior”, disse.

Texto: Mário Rui Santos

Impala Instagram


RELACIONADOS