Como evitar a intoxicação por monóxido de carbono

Nesta altura do ano, é comum ouvir falar em mortes causadas por intoxicação de monóxido de carbono. A PSP lança o alerta

Como evitar a intoxicação por monóxido de carbono

Intoxicação por monóxido de carbono é uma causa de morte comum nesta altura do ano. A PSP lança o alerta e deixa alguns cuidados a ter.

LEIA DEPOIS:

Meteorologia: O tempo para domingo, 5 de janeiro

Saiba os sintomas

A propósito da tragédia, a PSP alerta para os sintomas que podem indicar que está a ser intoxicado por monóxido de carbono.

Caso esteja a sofrer uma intoxicação, o normal é que sinta dores de cabeça, náuseas, dificuldade em respirar, tonturas e que perca a consciência.

A proliferação do monóxido de carbono no ambiente se dá, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis, como a lenha, o gás de cozinha, o óleo diesel e combustíveis no geral. A PSP aconselha a optar por aparelhos de aquecimento portáteis certificados para interiores, assim como não colocar roupa sobre os mesmos.

Deve manter os materiais inflamáveis (móveis, cortinas, carpetes) longe destes aparelhos, bem como evitar deixar as crianças sozinhas junto dos aquecedores. Por fim, mantenha uma janela entreaberta e evite os aparelhos a gás.

Outros conselhos que pode seguir:

-Faça a manutenção regular de todos os itens na casa que tenham potencial de emitir monóxido de carbono.

  • – Nunca durma com um aquecedor no quarto e as portas fechadas.
  • -Quando usar lareiras, verifique se os canos estão desobstruídos e abertos.

LEIA MAIS

Menina de 12 anos morreu depois de receber alta em urgências da CUF. Médica foi afastada

Impala Instagram


RELACIONADOS