Tem dificuldade em adormecer? Damos-lhe a solução

Quem o diz é a ciência num estudo realizado nos Estados Unidos.

Tem dificuldade em adormecer? Damos-lhe a solução

Um estudo realizado por engenheiros biomédicos da Universidade do Texas (UT) em Austin, nos Estados Unidos descobriu que tomar banho com água quente (entre 40 e 42 graus Celsius), entre 1 a 2 horas antes de ir para cama, pode melhorar a qualidade do sono e fazer com que demore menos tempo a adormecer.

Investigadores analisaram relatórios sobre o aquecimento corporal com água. «Quando analisamos todos os estudos conhecidos, notamos disparidades significativas em termos de abordagens e descobertas», afirmou Shahab Haghayegh, investigador do Departamento de Engenharia Biomédica da UT.

Temperatura corporal e sono são regulados pelo relógio circadiano

De forma a conseguirem entender como o corpo reage à água quente analisaram 5.322 estudos em busca de dados sobre eficiência, qualidade e latência (tempo total para adormecer) do sono. Na análise perceberam que um banho de água quente é muito eficaz para intensificar e acelerar o sono.

A temperatura central do corpo e o sono são regulados pelo relógio circadiano que, por sua vez, é regido pelo hipotálamo, no cérebro. As pesquisas feitas revelam que a temperatura corporal aumenta entre 2 a 3 graus entre o fim da tarde e o início da noite. Antes de dormir, volta a descer entre 0,5 e 1 grau. Durante a noite, diminui mais ainda, principalmente a meio e no final do sono. Mais perto da hora de acordar, o corpo aquece novamente.

O estudo apurou que tomar um banho quente 90 minutos antes de ir para a cama pode ajudar o corpo a arrefecer mais rapidamente, o que não acontece se tomar um duche imediatamente antes de ir dormir.

LEIA MAIS

6 sinais de que está com falta de vitamina D

Orgasmo: 7 sinais de que o seu parceiro está a fingir

Previsão do tempo para domingo, 4 de agosto

 

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS