Neurociência pode ajudar a melhorar a alfabetização

Em qualquer parte do mundo, o cérebro humano funciona de maneira similar. Não importa o idioma, os sons e os símbolos inseridos na linguagem. As regiões do cérebro responsáveis pela capacidade de aprender são as mesmas. Desse modo, é importante identificar possíveis falhas no sistema educacional para melhorar a alfabetização e todo o contexto social de um país.

Neurociência pode ajudar a melhorar a alfabetização

Em qualquer parte do mundo, o cérebro humano funciona de maneira similar. Não importa o idioma, os sons e os símbolos inseridos na linguagem. As regiões do cérebro responsáveis pela capacidade de aprender são as mesmas. Desse modo, é importante identificar possíveis falhas no sistema educacional para melhorar a alfabetização e todo o contexto social de um país.

O Brasil, de acordo com o IBGE, conta atualmente com cerca de 11 milhões de analfabetos, mesmo que, segundo o Plano Nacional de Educação, haja previsão de redução da alfabetização absoluta em pelo menos 50% até 2024. Ao analisar estudos realizados em neurociência, constatamos que certas regiões cerebrais devem ser profundamente estimuladas para melhor capacidade de aprendizado.

Por isso, acredito que a neurociência possui grandes contribuições para a melhora do cenário educacional brasileiro. O uso de metodologias experimentais e tecnologias avançadas já ajudaram a fortalecer dados nos últimos 30 anos, com todo o rigor científico necessário, que é tema do meu estudo publicado esta semana em revista científica.

A capacidade de aprender é ampla e ilimitada, além disso o cérebro se renova e se adapta a diversas situações. A criação de soluções para falhas educacionais pode estar dentro da neurociência, pois, a memória é a base de aprendizagem, aprimorando as conexões neurais, mais memória e mais capacidade de planeamento, abstração, julgamento e atenção. As crianças, por terem um sistema nervoso mais plástico do que um adulto, necessitam de uma estimulação precoce e correta para terem um maior potencial de aprendizagem.

Fabiano Lima

Fabiano de Abreu Rodrigues, filósofo e cientista

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