Covid-19 prejudica a cognição, mas é cedo para estabelecer ligação à Alzheimer

Não apenas a Covid-19, como também síndromes respiratórias graves estão relacionadas às mudanças na cognição e comportamento.

Covid-19 prejudica a cognição, mas é cedo para estabelecer ligação à Alzheimer

A covid-19 e síndromes respiratórias graves estão relacionadas com as mudanças na cognição e no comportamento. A covid-19 ainda é alvo de muitos estudos por parte de cientistas em todo o mundo. No entanto, recentemente alguns deles publicaram estudos que relacionam a enfermidade a questões cerebrais como a doença de Alzheimer. Mas é necessário um pouco mais de prudência e conhecimento, antes de cravar com certeza este assunto.

Afinal, quanto à doença de Alzheimer não é seguro afirmar a relação da covid-19 com a doença ainda. A relação da proteína “Tau”, biomarcador em ambas as doenças, envolve os neurónios, memória, atenção, cognição e o gene responsável pela produção desta proteína; há também a relação com fatores genéticos. A covid-19, segundo mostram esses estudos, pode, sim, acelerar o processo relacionado com esse marcador genético já existente.

Perda de olfato e paladar provocados pela covid-19 demonstram injúrias cerebrais

É preciso compreender inicialmente que o nosso cérebro é plástico. As informações que temos ainda são insipientes para definir se as alterações cerebrais são irreversíveis ou não. Que a doença pode causar lesão neuronal já comprovei, num artigo publicado no ano passado. Nele, expliquei que qualquer variação como perda de olfato e paladar já demonstram injúrias cerebrais, causando alguma sequela.

Por outro lado, é preciso compreender que a recuperação é gradativa. O tempo pode ou não ser determinado de acordo com a genética do indivíduo, momento do organismo no quesito imunidade e a intensidade da infecção.

Assim, a ginástica cerebral torna-se cada vez mais importante, seja pela ansiedade potencializada como também pela recuperação e precaução cognitiva. Pessoas com covid-19, comprovadamente, precisam de terapia ligada ao treino cognitivo, de hábitos que promovam essa neuroplasticidade.

Fabiano Lima

Fabiano de Abreu Rodrigues, filósofo e cientista

LEIA TAMBÉM
Sabia que podemos sentir paladar através dos pés?
Sabia que podemos sentir paladar através dos pés?
O corpo humano é mais complexo do que aquilo que imaginamos e está repleto de curiosidades. Se lhe disser que conseguimos sentir o paladar do alho através dos pés, acredita? Mas é exatamente assim, podemos sentir paladar o paladar usando os pés! (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS